Doenças do couro cabeludo não são incomuns, mas precisam ser rapidamente diagnosticadas e tratadas. Além de serem desconfortáveis, causando coceiras e irritações, podem ter outras consequências estéticas e de saúde.
Acompanhe abaixo algumas das principais doenças do couro cabeludo com as quais devemos ter cuidados especiais.
1. Alopecia
Esta doença provoca a queda acentuada de cabelo ou pelos, podendo ter como causa, entre outras, doenças autoimunes, dermatites, fatores genéticos e até mesmo a ingestão de determinados medicamentos. Em virtude da perda de grande quantidade de fios, o couro cabeludo pode ficar exposto, bem como outras regiões do corpo afetadas pela condição.
2. Dermatite seborreica
Também conhecida como seborreia ou caspa, esse problema surge devido a mudanças na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, bem como pelo desequilíbrio de bactérias e fungos no organismo. A dermatite seborreica aumenta a oleosidade do couro cabeludo, geralmente apresentando vermelhidão, placas ou crostas, descamação e coceira.
3. Foliculite
Esta condição também faz parte das doenças do couro cabeludo mais comuns, que se caracteriza pela inflamação nos folículos pilosos, causada por bactéria, vírus ou fungo. Os principais sintomas da foliculite são pele avermelhada, coceira e pequenas bolhas de pus, podendo atingir qualquer parte do corpo, exceto mucosas, palmas das mãos e plantas dos pés.
4. Dermatofitose
Esta é uma micose causada por fungos, também conhecida como tínea capilar. Os fungos agem devido a alterações no pH da região, por suor excessivo ou até mesmo por estresse, provocando descamação, coceira e queda temporária de cabelo.
5. Psoríase
Esta é uma doença crônica associada ao sistema imunológico e causas hereditárias, porém, ao contrário do que muitos acreditam, não é contagiosa. A psoríase acomete não apenas o couro cabeludo, mas também áreas como cotovelos e joelhos, formando placas avermelhadas, que descamam.
Ao primeiro sinal de sintomas como os acima citados, é necessário procurar um médico dermatologista para investigar com profundidade suas causas e diagnosticar propriamente o problema.
O Cipac Diagnósticos atua em conjunto com estes profissionais, oferecendo excelência em exames de dermatopatologia, área em que somos especialistas. Através de resultados precisos e seguros, o paciente tem a certeza de tratar-se da maneira mais eficaz, com a terapêutica apropriada para aquele tipo de condição.
Além de doenças do couro cabeludo, o Cipac também analisa pele e unhas, além de avaliar casos de tumores, inflamações e demais infecções dermatológicas. Conte com nosso serviço e atendimento especializados e com qualidade certificada.
Leia também: Como funciona a análise de imunofluorescência direta de pele.