Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da atuação do médico patologista. Afinal, quando devemos procurá-lo? Para responder à questão, é preciso, primeiramente, compreender o que este especialista faz e a sua importância para a manutenção da saúde.
Continue lendo este artigo para entender!
O que o médico patologista faz?
O profissional especializado em patologia tem como grande expertise realizar diagnósticos das mais diversas doenças, observando macro e microscopicamente amostras de pacientes, com a finalidade de definir com precisão a causa daquela condição, norteando a direção do tratamento.
Geralmente, o médico patologista faz parte de uma equipe multidisciplinar, que conta com profissionais como clínicos, cirurgiões e radiologistas, por exemplo, analisando o paciente como um todo: seu estado clínico, sintomas, histórico e relacionando com o que é encontrado em laboratório através da sua análise minuciosa.
Este especialista tem a sua disposição diversos tipos de exames específicos que podem ser empregados, dependendo da suspeita e da região acometida, como a imuno-histoquímica, a imunofluorescência, o anatomopatológico, entre outros. Por fim, o médico patologista emite o seu laudo baseado em seus achados, auxiliando os demais profissionais de saúde a conduzirem a terapia mais eficaz de acordo com a origem do problema.
Quais doenças o médico patologista diagnostica?
Este profissional trabalha com os mais diversos tipos de diagnóstico, ressaltando alguns dos mais frequentes, como:
– Biópsia de câncer, detectando se o tumor é maligno ou benigno, através de amostras de mama, de próstata, do trato gastrointestinal, entre outras;
– Doenças inflamatórias e infecciosas;
– Problemas de pele, unhas e couro cabeludo;
– Esfregaços de colo de útero, conhecidos como o preventivo Papanicolau;
– Determinação de sítio primário de neoplasias;
– Avaliação de fatores preditivos de câncer e realização de prognósticos.
Estas são apenas algumas das situações em que o médico patologista atua, sendo sua visão experiente e capacitada fundamental para diversas áreas da medicina. A análise e a elaboração do laudo são trabalhos complexos que exigem um dos mais altos graus de preparo e cuidado. Por isso, essa especialidade tem grande responsabilidade e impacto na vida dos pacientes.
Aqui no Cipac, nosso corpo clínico é inteiramente formado por médicos patologistas, preparados para realizar laudos e pareceres com elevado critério de análise. São profissionais constantemente atualizados com o que há de mais moderno, seguro e preciso nas áreas de anatomia patológica e citopatologia.
Leia também: Conheça as principais doenças do couro cabeludo