Citopatologia
A citopatologia é a ciência que estuda as doenças através das modificações celulares, considerando as suas características citoplasmáticas e nucleares, permitindo o diagnóstico de doenças (neoplásica e infecciosas) a partir da observação microscópica de amostras celulares de diversos sítios anatômicos. As amostras celulares podem ser obtidas por esfregaços, aspirações e raspados. Um dos exames de citopatologia frequentemente analisado no Cipac é a citologia cérvico-vaginal.
Citologia cérvico-vaginal
A citologia cérvico-vaginal, também chamada de esfregaço cérvico-vaginal e colpocitologia oncótica cervical, é o exame usado no rastreio do câncer do colo uterino através da detecção de lesões pré-malignas ou malignas.
A coleta do material é feita após a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero. O profissional provoca uma pequena descamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula e uma escovinha endocervical.
O exame pode adotar os seguintes métodos:
Citologia cérvico-vaginal convencional: no método convencional, as células colhidas por descamação são transferidas para uma lâmina de vidro, o material é fixado e enviado para análise. No laboratório, a lâmina é corada e analisada microscopicamente.
Citologia cérvico-vaginal em meio líquido: na citologia cérvico-vaginal em meio líquido, as células coletadas são transferidas para um frasco com líquido de preservação celular e, posteriormente, o frasco é enviado ao laboratório. Lá, a amostra é processada, corada e analisada microscopicamente. Um dos benefícios da citologia cérvico-vaginal em meio líquido é a possibilidade de realização de exames complementares na mesma amostra. Em um período de até seis semanas é possível a realização de exames de captura híbrida, por exemplo.
Citologia especial: a citologia especial, também chamada de citologia não ginecológica, é a análise das células presentes nos fluidos e secreções orgânicas, como urina, escarro, derrames pleurais, líquido cefalorraquidiano (líquor), líquido ascítico, entre outros.
Citologia especial em meio líquido: na citologia especial em meio líquido, os fluídos e secreções coletados são acondicionados em frascos com líquido de preservação celular e posteriormente o frasco é enviado ao laboratório. Lá, a amostra é processada, corada e analisada microscopicamente.