As principais vantagens da imuno-histoquímica

O exame de imuno-histoquímica é um método complementar de diagnóstico, frequentemente utilizado e realizado em material de biópsia em um ambiente laboratorial. Esse procedimento envolve o uso de anticorpos na detecção de proteínas ou antígenos específicos em células dentro de seções do tecido da amostra a ser analisada. Os médicos patologistas utilizam tal teste para certificarem-se da distribuição e localização de proteínas específicas em diferentes partes de um fragmento do tecido, sendo capazes de fornecer dados valiosos para o diagnóstico, o prognóstico e a predição de diversas doenças, entre elas, o câncer.

O grande propósito da imuno-histoquímica é saber reconhecer antígenos e, desta maneira, conseguir classificar células específicas dentro de uma população celular. Através de anticorpos concebidos para se conectarem a proteínas específicas, os patologistas visualizam por meio do microscópio um sinal colorido ou fluorescente.

Isso significa que é possível identificar o tipo e a origem das células cancerígenas, por exemplo, além de diagnosticar doenças infecciosas e diferenciar entre outras doenças de aparência similar, tornando o exame de imuno-histoquímica uma ferramenta indispensável para as mais diversas investigações de saúde.

Acompanhe abaixo algumas das maiores vantagens da imuno-histoquímica:

– Avaliar possíveis mutações específicas;

– Classificar tipos de tumores;

– Confirmar ou descartar suspeitas diagnósticas;

– Diferenciação diagnóstica em casos de neoplasias indiferenciadas;

– Determinar a sensibilidade de alguns tipos de câncer a determinadas drogas, estimando com mais precisão a resposta à terapia;

– Determinar micrometástases;

– Estabelecer os subtipos de linfomas e leucemias;

– Identificar o sítio primário em neoplasias de origem desconhecida;

– Prognóstico de doenças;

– Pesquisa de infertilidade.

O processamento do exame de imuno-histoquímica pode ser feito de maneira automatizada ou manual, sendo que a tecnologia, através de métodos avançados, acaba agregando melhorias ao trabalho laboratorial e oferecendo benefícios como:

– Reações padronizadas, não dependendo de habilidades individuais;

– Protocolos rígidos de processos e qualidade, garantindo uma alta reprodutibilidade dos testes;

– Maior segurança e confiabilidade, controlando a ocorrência de possíveis erros;  

– Acompanhamento próximo e constante do processo.

O Cipac Diagnósticos é especializado nesse exame, proporcionando as vantagens da imuno-histoquímica a todos os pacientes que requerem o procedimento. Além de um laboratório próprio, equipado com alta tecnologia e médicos capacitados, também promovemos o nosso próprio fellowship em imuno-histoquímica, um curso que traz a oportunidade para médicos patologistas de aprofundarem seu conhecimento médico prático.

Leia também: A importância da imuno-histoquímica para o carcinoma de mama.

×